O Egoísmo e o Egocentrismo

15 11 2009

Eu li há uns dias atrás um post que falava sobre a morte (sobre ela: posteriormente). Nele, era abordado o fato do egoísmo ser razão fundamental das pessoas que choram a perda. As pessoas que perderam choram porque gostariam de TER novamente a presença física da pessoa que se foi. É verdade. Aí lembrei-me de que as atitudes egoístas são coisas que mais me intrigam e me fazem sentir mal no processo da minha vida. 

Fiz psicoterapia por muito tempo da minha vida, na tentativa de superar algumas dificuldades que fazem parte de mim. Aprendi a fazer exercícios que analisam e combatem a tristeza e outras coisas mais. No começo era legal, dava certo meio certo, mas depois parecia que não tinha adiantado. Depois de parar a terapia, parei para pensar do porquê do resultado não ser o esperado. Pá, dito e feito: a terapia enfatizava desde o início o egocentrismo. Claro que não da forma mais pesada, mas era essencial que eu me tornasse o centro da minha vida para parar de sofrer. Enfatizava-se o fato de que eu deveria me colocar sem dó como o centro, a pessoa mais importante da minha vida. Só que eu não sei fazer isso. É parte do meu ser que as outras pessoas (família, amigos, namorado) sejam colocados sempre à frente. Sofro com isso? Sim, mas decidi não mudar porque, para a minha vida, o egocentrismo é errado. Talvez a pessoa egocêntrica viva melhor (não se coloca na pele dos outros, não sofre pelo fato do resto do mundo ser como é, não pensa que tem gente passando fome), com menos sofrimentos externos. Quem nunca conheceu aquele(a) babaca? Que diz que o dele(a) ele(a) garante e que “tá-pouco-se-fodendo” (e ainda acha lindo falar assim…). Pois é – e tem tantos indivíduos assim… 

Aí, giro mais um pouco nos pensamentos e penso sobre a prática do altruísmo. Na teoria é muito bonito. Só que, seria o altruísmo uma forma também egoísta do ser, para que ele – o altruísta – tenha a sensação de bem-estar ao praticar um ato altruísta? Exemplo: eu compro uma coxinha para o mendigo que tem fome. Eu dou-lhe a coxinha e fico feliz por ver a felicidade dele. Pratiquei, inconscientemente, um ato egoísta. Talvez o então o altruísmo não seja o oposto do egoísmo, mas sim, um egoísmo que também faz o outro ficar bem. Nossa… Sei lá – me assustei agora! 

* O egoísmo e o egocentrismo estão ligados intimamente. O egocentrismo é característica natural do ser humano nos seus primeiros anos de vida: recebe toda a atenção do mundo, tudo gira em torno dele. Seus pais vivem por ele. Aí a pessoa cresce e tem atitudes extremamente egoístas para tentar voltar ao egocentrismo inicial da vida – mas agora, como a vida social é ativa e ninguém deveria ser centro, ela age egoisticamente na tentativa de ser centro. O egocêntrico pratica o egoísmo, mas o ato egoísta por der gerido de alguém que, não necessariamente, é egocêntrico.

Ações

Information

2 responses

17 11 2009
kill_y

Grande Cogumelinha! Sim, vc acertou, é o meu blog aquele mesmo hahaha. Gostei do seu comentário. Apesar de discordar do seu modo de ver, gosto quando as pessoas sabem expor o que elas sentem de maneira inteligente. E eu respeito quem sabe o que pensa =]

Obrigado por comentar. Aquilo me faz ter vontade de escrever mais. Pena que agora não o faço por falta de tempo mesmo, mas ano que vem pretendo voltar.

Quanto ao egoísmo, concordo sobre não existirem atitudes totalmente altruístas. Mas penso que se cada ato de altruísmo é um pouco egoista, muitos atos egoístas também têm um pouco de altruísmo. Estranho, mas acontece.

Beijão e cuida do meu irmão 😉

17 11 2009
Oráculo

Obrigado pelo comentário no blog. Fiquei feliz pelo elogio. 🙂
Gostei muito do que você escreve também. Vou favoritar seu blog, se não te for um problema, okay?
Até mais! 😀

Deixe um comentário

